Projetos de Pesquisa




Yüklə 22.35 Kb.
tarix29.04.2016
ölçüsü22.35 Kb.
Projetos de Pesquisa


Nome do Projeto:

Produtividade do cafezal em diferentes distâncias de um fragmento de mata: uma abordagem sobre serviços ambientais

Situação:

Em andamento

Ano de Início:

2011

Descrição do Projeto:


Este projeto objetiva avaliar a possibilidade de interações positivas de serviços ambientais disponíveis em fragmentos de mata e a produtividade da lavoura cafeeira. Considerando que os fragmentos de mata dispõe de recursos alimentares durante todo o ano, então eles podem manter polinizadores que podem beneficiar a lavoura de café. Assim, mediremos os valores econômicos que o serviço ambiental de polinização representa para a lavoura de café através dos objetivos: i) Avaliar a produtividade da cultura de café a diferentes distâncias de um fragmento de mata vizinho ao cultivo; ii) Valorar os serviços ambientais de polinização prestados nas diferentes distâncias.

A hipótese que será testada é a de que o aumento da distância das plantas aos fragmentos de mata que margeiam os cultivos reduz a sua produtividade. Há uma relação estabelecida entre a diversidade estrutural dos ecossistemas naturais e a sua composição em espécies o que nos faz esperar que próximo de um fragmento de mata, devam existir mais polinizadores e que as plantas de café sejam mais visitadas por polinizadores do que em posições mais distantes, o que deve conferir a elas uma maior produtividade.



Docentes Participantes

do projeto:



-




Nome do Projeto:

Disponibilidade de serviços ambientais em diferentes fisionomias do cerrado

Situação:

Em andamento

Ano de Início:

2011

Descrição do Projeto:


O projeto estuda processos naturais ocorrentes no ambiente natural que funcionam como serviços ambientais para o Homem. A proposta é iniciar estudos para avaliar serviços ambientais prestados, especificamente, pelo bioma de Cerrado nas fisionomias campo rupestre, campo sujo (formações campestres) e cerrado stricto sensu (formação savânica).. Assim, serão avaliados: i) grau de remoção de sementes; ii) a importância diferencial de vertebrados e de invertebrados na remoção de sementes; iii) a velocidade com que corpos de insetos são removidos; iv) o grau de decomposição de troncos de árvores; v) a capacidade do Índice Diferencial Normalizado de Vegetação (NDVI) obtido para imagens de satélite representar o fornecimento diferencial de serviços ambientais, em áreas com diferentes fisionomias do cerrado. A hipótese do trabalho é de que a disponibilidade dos serviços ambientais é maior nas fisionomias mais complexas e, portanto, que a remoção de sementes e insetos, a decomposição e a ação de vertebrados será maior no cerrado stricto sensu.

Docentes Participantes

do projeto:



Dr. André Hirsch (PROBE - UFSJ)

Dra. Daniela Chaves Resende (UFV)

Dra. Gislene Carvalho de Castro (PROBE - UFSJ)

Dra. Nina Farwig (Philipps-Universität Marburg)






Nome do Projeto:

Adultos de Odonata (libélulas) como indicadores de integridade e serviços ambientais

Situação:

Em andamento

Ano de Início:

2010

Descrição do Projeto:


A relação entre as condições físico químicas dos ambientes naturais com os organismos que neles habitam, determina constituições especificas de espécies para diferentes habitats. Por outro lado, estas mesmas condições físico químicas afetam a forma como encaramos diversos recursos naturais no ambiente em que vivemos. Neste projeto avaliamos se ambientes que têm grande beleza cênica (serviço ambiental) na opinião humana também são ambientes onde um grupo de insetos (Odonata) responde positivamente com maior diversidade de espécies ou abundância populacional. O objetivo então é avaliar o uso de adultos de Odonata como termômetros da qualidade ambiental de lagos que se localizam dentro do município de Sete Lagoas, MG. Entretanto, de modo incomum, esta qualidade ambiental será aferida através da percepção ambiental humana do sistema aquático, através da valorização do serviço de ecossistema, beleza cênica. Para tanto, será testada a hipótese de que a presença de algumas espécies de Odonata indica diferentes graus de beleza cênica destes lagos.

Docentes Participantes

do projeto:



-




Nome do Projeto:

Tamanho corporal e suscetibilidade à extinção em espécies de Libellulidae (Odonata)

Situação:

Em andamento

Ano de Início:

2009

Descrição do Projeto:


O projeto estuda a possível relação entre tamanho corporal de espécies de Odonata e o ambiente que as abrigam, Cerrado ou Mata Atlântica. O objetivo central é avaliar se o tamanho corporal afeta a suscetibilidade à extinção, mediante o desmatamento e a perda de habitats. Para isto, testaremos as hipóteses: i) Espécies de maior tamanho corporal ocorrem com mais freqüência em áreas de Cerrado (abertas), enquanto, espécies menores ocorrem, principalmente, em áreas de Floresta Atlântica (sombreadas); ii) Espécies maiores são mais freqüentes em áreas com elevado nível de impacto antrópico e desmatamento do que as espécies de menor tamanho corporal; iii) Nos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, espécies de menor tamanho corporal são mais suscetíveis à extinção local e, conseqüentemente, tendem a desaparecer nas áreas antropizadas com perda de habitat.

Docentes Participantes

do projeto:



Dra. Daniela Chaves Resende (UFV)

Dra. Karla Suemy Clemente Yotoko (UFV)






Nome do Projeto:

Serviços ambientais, problema ou solução? Uma abordagem sobre a indústria mineradora.

Situação:

Em andamento

Ano de Início:

2011

Descrição do Projeto:


Durante e após o processo de mineração, grandes somas de serviços ambientais são indisponíveis gerando um déficit de serviços para o entorno. Neste projeto propomos compreender a relação entre os elementos e processos ecológicos naturais com a disponibilidade de serviços ambientais em uma área minerada e ambientalmente recuperada. Assim, nos propomos a alcançar três objetivos que são complementares para o entendimento sobre os serviços ambientais nas áreas em recuperação, após a mineração: 1) Interpretar um conjunto de variáveis que têm relação com a disponibilidade de serviços ambientais em áreas recuperadas após a mineração a partir de um conjunto de espécies e processos ambientais; 2) Aferir os serviços ambientais das áreas mineradas através da medição da ocorrência de processos naturais e da valoração dos serviços ambientais perdidos nas áreas mineradas utilizando diversos métodos de valoração econômica disponíveis na literatura e determinar o melhor deles; 3) Avaliar os indicadores para a valoração ambiental e definir um método de compensação para os serviços perdidos devido à mineração, através do estabelecimento da perda total de serviços ambientais e do uso do melhor método de valoração de serviços junto com os diferentes indicadores bióticos e abióticos.

Docentes Participantes

do projeto:



Adriano Pereira Paglia (UFMG), Anderson Oliveira Latini (UFSJ), André Hirsch (UFSJ), Antonio José Steidle Neto (UFSJ), Elena Charlotte Landau (EMBRAPA), Cidália Gabriela Santos Marinho (UFCG), Daniela Chaves Resende (UFV), Gislene Carvalho de Castro (UFSJ), Jacques Hubert Charles Delabie (CEPLAC), Lúcio Antônio de Oliveira Campos (UFV), Marcos Antônio Matiello Fadini (UFSJ), Simone de Faria Narciso Shiki (UFSJ) e Tatiana Garabini Cornelissen (UFSJ)


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©azrefs.org 2016
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə