Aluno: Ivanildo José de Sousa Aquino Júnior Disciplina: História e Futuro da Computação Índice




Yüklə 48.07 Kb.
tarix24.04.2016
ölçüsü48.07 Kb.
Alan Turing

As contribuições de Alan Turing e o Prêmio Turing



Aluno: Ivanildo José de Sousa Aquino Júnior

Disciplina: História e Futuro da Computação

Índice

Introdução

Histórico de Alan Turing

A máquina de Turing

O Prêmio Turing

Conclusão

Anexo I: Lista dos últimos vencedores do Prêmio Turing

Introdução
Nesse texto apresentaremos um pouco da história do matemático Alan Turing e suas importantes contribuições para o surgimento e desenvolvimento da Computação. Falaremos mais especificamente da Máquina de Turing e detalharemos seus aspectos e seu impacto para a computação. Para finalizar abordaremos o prêmio Turing que é a premiação mais importante para a Computação no mundo.

Histórico de Alan Turing
O pai de Alan Turing, Julius Mathison, foi um membro britânico do serviço civil indiano. Sua mãe, Ethel Sara Stoney, era filha de um engenheiro da Madras Railways. Seus pais se conheceram e se casaram na Índia. Quando Alan tinha perto de 1 ano sua mãe voltou para a Índia deixando-o na Inglaterra com alguns amigos da família. Ele foi enviado para a escola, mas não obteve benefícios e foi retirado alguns meses depois.

Apesar das dificuldades, Turing conseguiu entrada para o kings College, Cambridge em 1931 para estudar matemática. Mas foi no ano de 1933 que Turing iniciou seu interesse na lógica matemática. Também em 1933 Turing participou de movimentos para impedir o surgimento da iminente Guerra.

Turing terminou sua graduação em 1934, em 1935 ele atendeu ao curso de Max Newman em fundamentos da matemática. Nesse curso ele estudou os resultados incompletos de Gödel e a questão da decidibilidade de Hilbert.

A Máquina de Turing
A máquina de Turing é capaz de escrever um símbolo na fita ou deletá-lo. Ele definiu um número computável como um como um real onde sua expansão decimal pudessem ser produzida pela máquina de Turing iniciando com uma fita vazia. Ele mostrou que “pi” era computável, mas que somente alguns números reais são computáveis. Ele então descreveu um número que não é computável. De qualquer forma, Turing entendeu o paradoxo. É impossível devidir (usando outra máquina de Turing) que uma máquina de Turing com uma tabela de instruções irá ter como saída um seqüência infinita de números.

O paper escrito por Turing continha idéias que provaram ter fundamental importância para a matemática e para ciências da computação. Ele foi publicado pela London Mathematical Society e não tem uma aprovação fácil. A reação foi que Alonzo Church publicou um problema sem solução na teoria elementar dos números no American Journal of Mathematics em 1936 que também provou que não existe procedimentos para decição na aritmética. A abordagem de Turing é muito diferente de Church mas Turing havia tido acesso ao trabalho de Church que ficou completo antes, em abril de 1936 e foi revisado em agosto de 1936. Uma grande característica do resultado da discurssão com Church foi que Turing tornou-se um estudante de graduação da Universidade de Princeton em 1936. Em Princeton, Turing empreendeu sobre a supervisão de Church e retornou para a Inglaterra em 1938.

A principal publicação dele em Princeton foi Systems of Logic Base don Ordinals que foi publicado em 1939. Depois desse paper, Turing publicou dois outros papers sobre assuntos convencionais da matemática. Um desses papers discutia métodos para aproximação da mentira por grupos finitos. O outro paper provou resultados em extensão de grupos, que foi primeiro provado por Reinhold Baer, tendo uma abordagem mais simples e unificada. Talvez a característica a mais notável do trabalho de Turing em máquinas de Turing foi que descrevia um computador moderno antes que a tecnologia alcançou o ponto onde sua construção fosse possível. Ele tinha provado em 1936 que uma máquina de Turing universal existia. Para Turing um computador era uma pessoa realizasse uma computação, mas em sua descrição da máquina universal de Turing podemos ver os computadores que temos hoje.

Em Princeton Turing trabalhou com a idéia da construção de um computador. Quando voltou para Cambridge em 1938 ele iniciou a construção de uma máquina análoga para investigar a hipótese de Riemann, que muitos consideram hoje o maior problema não resolvido na matemática. De qualquer forma, ele constatou um novo aspecto para seu trabalho, logo depois do seu retorno da Cypher School que havia pedido ajuda a ele para trabalhar na quebra da máquina de codificação alemã Enigma. Quando a guerra foi declarada em 1939 Turing dedicou seu trabalho completamente para o governo. A idéia brilhante que Turing teve para decifrar códigos and desenvolver computadores que ajudassem a quebrá-los pode ter salvado muitos vidas de militares.

Junto com outro matemático W. G. Welchman, Turing desenvolveu a Bombe, uma máquina baseada no trabalho de matemáticos poloneses que desde 1940 estavam decodificando todas as mensagens enviadas pela máquina Enigma. As máquinas Enigma da Alemanha eram muito mais difíceis de serem quebradas, mas esse era o tipo de desafio que Turing gostava.

Em 1948 Newman foi professor de matemática da Universidade de Manchester. Em 1950 Turing publicou Computing machinery and intelligence in Mind. Esse foi outra abordagem de sua brilhante e criativa mente que abordava questões dos computadores desenvolvidos. Ele estudou problemas que hoje são muito importantes para a inteligência artificial. Mas foi em 1950 que ele propôs o teste de Turing que é aplicado ainda hoje. Turing propôs a definição de “thinking” e “consciousness” usando o seguinte jogo: o testador deveria decidir, com base em na conversa escrita, qual a entidade que estava na outra sala respondendo os testes, se era um homen ou um computador. Se a distinção não pudesse ser feita, então poderíamos afirmar que o computador pensava.

Turing não havia esquecido as questões sobre dicidibilidade que haviam iniciado em suas brilhantes publicações. Um dos principais problemas na teoria dos grupos foi a questão: tenha uma palavra em um grupo de apresentação finito, existe um algoritmo que decida se a palavra é igual a identidade. Ele provou que esse algoritmo não existia.

Em 1951 ele trabalhou na aplicação da teoria matemática na biologia. Em 1952 ele publicou a primeira parte de seu estudo teórico da morfogênese, o desenvolvimento dos padrão e formas em organismos vivos. Turing foi preso por violação dos estatutos de homosexualidade britânicos em 1952 quando ele afirmou para a polícia detalhes de sua homosexualidade.



Turing morreu por contaminação com cianeto de potássio enquanto conduzia experimentos com eletrólise. O cianeto foi encontrado em uma parte de maça encontrada perto dele. Um inquérito concluiu que foi um suicídiu, no entanto, sua mãe manteve a idéia de um acidente.

A.M. Turing Award
O Prêmio Turing é o mais prestigiado prêmio para a comunidade da Computação. Ele premia com $100,00 um indivíduo ou grupo por sua contribuição de natureza técnica para a Computação. Essas contribuições devem ser as últimas e mais importantes para o campo da informática. O prêmio em dinheiro é patrocinado pela Intel Corporation.


Conclusão
Alan Turing é, sem dúvidas, uma das personalidade mais importantes para o desenvolvimento da computação. Sua contribuições foram importantes para a lógica matemática e outras áreas. Além disso, Turing é considerado o criador da inteligência artificial. Dada sua importância, o prêmio mais importante da Computação leva seu nome.

Anexo I: Lista dos últimos vencedores do Prêmio Turing



1966 A.J. Perlis

1967 Maurice V. Wilkes

1968 Richard Hamming

1969 Marvin Minsky

1970 J.H. Wilkinson

1971 John McCarthy

1972 E.W. Dijkstra

1973 Charles W. Bachman

1974 Donald E. Knuth

1975 Allen Newell

1975 Herbert A. Simon

1976 Michael O. Rabin

1976 Dana S. Scott

1977 John Backus

1978 Robert W. Floyd

1979 Kenneth E. Iverson

1980 C. Antony R. Hoare

1981 Edgar F. Codd

1982 Stephen A. Cook

1983 Ken Thompson




1983 Dennis M. Ritchie

1984 Niklaus Wirth

1985 Richard M. Karp

1986 John Hopcroft

1986 Robert Tarjan

1987 John Cocke

1988 Ivan Sutherland

1989 William (Velvel) Kahan

1990 Fernando J. Corbato'

1991 Robin Milner

1992 Butler W. Lampson

1993 Juris Hartmanis

1993 Richard E. Stearns

1994 Edward Feigenbaum

1994 Raj Reddy

1995 Manuel Blum

1996 Amir Pnueli

1997 Douglas Engelbart

1998 James Gray

1999 Frederick P. Brooks, Jr.




2000 Andrew Chi-Chih Yao

2001 Ole-Johan Dahl

2001 Kristen Nygaard



Referências
[1] http://www.turing.org.uk/turing/

[2] http://www-gap.dcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Turing.html


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©azrefs.org 2016
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə